sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESTUDAR É AUTODESENVOLVIMENTO

Ser bem sucedido e ter o reconhecimento dos demais implica em atitudes de despojamento e de investimento. Despojar-se da preguiça e da acomodação e investir no autodesenvolvimento, procurando transcender as situações cotidianas são atitudes que, com certeza, concedem ao indivíduo respeito e realização.
Se você tem algum interesse pessoal em progredir, é natural que passe a ter ações voluntárias em direção aos objetivos. Agindo voluntariamente você será senhor de si e do seu trabalho diário e encontrará, conseqüentemente, prazer em suas ações.
Ora, se você trabalha com liberdade e satisfação, essa experiência positiva, ficará registrada em sua memória e isso vai impulsioná-lo a querer repeti-la sempre, o que implica que, por gostar do que faz, você tenderá a desenvolver mais sua atenção, vontade, percepção, espírito crítico e memória. Assim, você terá tudo para formar um bom hábito de trabalho ou de estudo que será reforçado por uma vivência agradável e constante.
Então: ESTUDO + PRAZER + SUCESSO = HÁBITO DE ESTUDO.
É preciso que se saiba, no entanto, que o desejo de autodesenvolvimento só se manterá desde que sejam preenchidas quatro condições básicas:
1 – ESTADO DE EQUILÍBRIO EFETIVO: a principal função do nosso organismo é garantir o nosso equilíbrio, a segurança da nossa existência. Então, se não estamos bem em qualquer aspecto, a tendência é que o corpo e mente mobilizem-se em torno do problema vivido. Logo, se passamos por alguma dificuldade afetiva, seja em nossos relacionamentos interpessoais ou por problemas existenciais, é provável que não consigamos nos envolver de forma eficiente com outras atividades, dentre elas, as atividades intelectuais. Diante disso, é necessário que procuremos nos manter de bem com as pessoas de um modo geral, para isso precisamos ceder um pouco e nos colocar no lugar do outro conscientemente.
2 – TOMADA DE CONSCIÊNCIA: é de suma importância que o auto-desenvolvimento possa ser sentido como uma forte necessidade e que tenhamos plena consciência da sua importância para a vida. Assim passaremos a priorizar todos os atos que nos conduzam a uma condição de crescimento e de superação. Nessas condições os esforços empreendidos não nos pesarão tanto.
3 – O ESTÍMULO: nesse ponto a participação da família, amigos, professores, equipe pedagógica e pessoas significativas é fundamental. Por mais que a motivação surja, primordialmente de uma maturação interna e pessoal, é necessária que o meio e as pessoas sejam fonte constante de estímulos, já que o ser humano é suscetível a estados de vulnerabilidade o que faz com que sua força e determinação passem por oscilações. Por isso, é importante que o estudante, principalmente aquele que se encontra diante do desafio de prestar vestibular, evite o isolamento e procure tornar-se acessível às pessoas que desejam estar ao seu lado.
4 – FAZER UMA REPRESENTAÇÃO MENTAL DO SUCESSO: é necessário que os objetivos estabelecidos sejam claros e realizáveis e que se tenha consciência dos procedimentos necessários para atingi-los. O sujeito que almeja algo deve ter a capacidade de se projetar no futuro, traçar plano estabelecendo e cumprindo prazos, imaginar-se exercendo a profissão que lhe agrada, visualizar sua situação econômica, o seu contexto de vida, etc. fazer uma representação mental do futuro é orientar-se para as metas traçadas e isso é muito diferente de meros sonhos. Não basta apenas sonhar, é preciso, acima de tudo, agir com praticidade.
BY ALEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário